quinta-feira, 16 de agosto de 2007

SINAIS DE FOGO


Sinais de Fogo
Ana Carolina
Composição: Ana Carolina e Totonho Villeroy


Quando você me vê

Eu vejo acender outra vez aquela chama

Então pra que se esconder?

Você deve saber o quanto me ama

Que distância vai guardar nossa saudade

Que lugar vou te encontrar de novo?

Fazer sinais de fogo

Pra você me vê

Quando eu te vi e te conheci

Não quis acreditar na solidão

E nem demais em nós dois

Pra não encanar

Eu me arrumo, eu me enfeito

Eu me ajeito, eu interrogo meu espelho

Espelho em que eu me olho

Pra você me ver

Por que você não olha cara a cara?

Fica nesse passa ou não passa

O que falta é coragem

Foi atrás de mim na Guanabara

Eu te procurando pela Lapa

Nós perdemos a viagem

VELAS E VENTO


Velas e Vento
Ana Carolina
Composição: Ana Carolina e Totonho Villeroy


Quem acendeu

A vela do destino

Não contava

Com a ventania

É tarde,

Chuva que demora

O olhar apressado

Vazando na memória

Mas eu sou reza forte

Pau mandado

Nem o diabo me olha de lado

Caiu pra lá, caiu pra cá,

Se te encontro num desses feriados

Te pego, te relo, te cato, te caço

Te como, te devoro e o que me der na telha

Quem é você, fogos ou artifícios

Ou minha ultima centelha

É, é, é, velas e vento

É, é, é, me levam pra você

Meu coração Guarda o fogo

Deixa o destino

Acender a chama

É tarde,Velas e vento

Estradas

Me levam pra tua cama

Mas eu sou reza forte

Pau mandado

Nem o diabo me olha de lado

Caiu pra lá, caiu pra cá,

Se te encontro num desses feriados

Te pego, te relo, te cato, te caço

Te como, te devoro e o que me der na telha

Quem é você, fogos ou artifícios

Ou minha ultima centelha

É, é, é, velas e vento

É, é, é, me levam pra você

QUANDO O AMOR VACILA


Quando o Amor Vacila
Maria Bethânia

Eu sei que atrás deste universo de aparências, das diferenças todas, a esperança é preservada.

Nas xícaras sujas de ontem o café de cada manhã é servido.

Mas existe uma palavra que não suporto ouvir, e dela não me conformo.

Eu acredito em tudo, mas eu quero você agora.

Eu te amo pelas tuas faltas, pelo teu corpo marcado, pelas tuas cicatrizes, pelas tuas loucuras todas, minha vida.

Eu amo as tuas mãos,mesmo que por causa delas eu não saiba o que fazer das minhas.

Amo teu jogo triste.

As tuas roupas sujas é aqui em casa que eu lavo.

Eu amo a tua alegria.

Mesmo fora de si,eu te amo pela tua essência.

Até pelo que você poderia ter sido, se a maré das circunstâncias não tivesse te banhado nas águas do equívoco.

Eu te amo nas horas infernais e na vida sem tempo, quando, sozinha, bordo mais uma toalha de fim de semana.

Eu te amo pelas crianças e futuras rugas.

Eu te amo pelas tuas ilusões perdidas e pelos teus sonhos inúteis.

Amo teu sistema de vida e morte.

Eu te amo pelo que se repete e que nunca é igual.

Eu te amo pelas tuas entradas, saídas e bandeiras.

Eu te amo desde os teus pés até o que te escapa.

Eu te amo de alma para alma.

E mais que as palavras, ainda que seja através delas que eu me defenda, quando digo que te amo mais que o silêncio dos momentos difíceis, quando o próprio amor vacila.

FÉ CEGA, FACA AMOLADA


Fé Cega Faca Amolada


Maria Bethânia
Composição: Milton Nascimento/Ronaldo Bastos


Agora não pergunto mais aonde vai a estrada.

Agora não espero mais aquela madrugada.

Vai ser,vai ser,vai ter de ser, vai ser, faca amolada.

O brilho cego de paixão e fé,faca amolda.

Deixar a sua luz brilhar e ser muito tranquilo.

Deixar o seu amor crescer e ser muito tranquilo.

Brilhar, brilhar,acontecer,brilhar,faca amolada.

Irmão,irmã,irmã,irmão de fé,faca amolada.

Plantar o trigo e refazer o pão de cada dia.

Beber o vinho e renascer na luz de todo dia.

A fé,a fé,paixão e fé,a fé, faca amolada.

Deixar a luz brilhar no pão de cada dia.

Deixar o seu amor crescer na luz de todo dia.

Vai ser,vaiser, vai ter de ser, vai ser muito tranquilo.

O brilho cego de paixão e fé, faca amolada.

Falando Sério


Maria Bethânia
Composição: Maurício Duboc /Carlos Colla


Falando sério

É bem melhor você parar com essas coisas

De olhar pra mim com olhos de promessa

Depois sorrir como quem nada quer

Você não sabe

Mas é que eu tenho cicatrizes que a vida fez

E tenho medo de fazer planos

De tentar e sofrer outra vez

Falando sério

Eu não queria ter você por um programa

E apenas ser mais uma em sua cama

Por uma noite apenas e nada mais

Falando sério

Entre nós dois tinha que haver mais sentimento

Não quero seu amor por um momento

E ter a vida inteira pra me arrepender .

DIAMANTE VERDADEIRO


Maria Bethânia
Composição: Caetano Veloso


Nesse universo todo de brilhos e bolhas

Muitos beijinhos, muitas rolhas

Disparadas nos pescoços das Chandon

Não cabe um terço de meu berço de menino

Você se chama grã-fino e eu afino

Tanto quanto desafino do seu tom

Pois francamente meu amor

Meu ambiente é o que se instaura de repente

Onde quer que chegue, só por eu chegar

Como pessoa soberana nesse mundo

Eu vou fundo na existência

E para nossa convivência

Você também tem que saber se inventar

Pois todo toque do que você faz e diz

Só faz fazer de Nova Iorque algo assim como Paris

Enquanto eu invento e desinvento moda

Minha roupa, minha roda

Brinco entre o que deve e o que não deve ser

E pulo sobre as bolhas da champanhe que você bebe

E bailo pelo alto de sua montanha de neve

Eu sou primeiro, eu sou mais leve, eu sou mais eu

Do mesmo modo como é verdadeiro

O diamante que você me deu.

ÂMBAR


Âmbar
Maria Bethânia
Composição: Adriana Calcanhoto)


Tá tudo aceso em mim

Tá tudo assim tão claro

Tá tudo brilhando em mim

Tudo ligado

Como se eu fosse um morro iluminado

Por um âmbar elétrico

Que vazasse dos prédios

E banhasse a Lagoa até São Conrado

E ganhasse as Canoas

Aqui do outro lado

Tudo plugado

Tudo me ardendo

Tá tudo assim queimando em mim

Como salva de fogos

Desde que sim eu vim

Morar nos seus olhos

CABIDE


Cabide


Mart'nália
Composição: Ana Carolina


Se eu fingir e sair por ai na noitada, me acabando de rir

Se eu disser que não digo e não ligo e que fico... e que só vou aprontar

É que eu sambo direitinho, assim bem miudinho, cê não sabe acompanhar

Vou arrancar sua saia e por no meu cabide só pra pendurar

Quero ver se você tem atitude e se vai encarar

Se eu sumir dos lugares, dos bares, esquinas e ninguem me encontrar

E se me virem sambando até de madrugada e você for ate lá

É que eu sambo direitinho, assim bem miudinho, cê não sabe acompanhar

Vou arrancar tua blusa e por no meu cabide só pra pendurar

Quero ver se você tem atitude e se vai me encarar

Chega de fazer fumaça, de contar vantagem, quero ver chegar junto pra me juntar

Me fazer sentir mais viva, me apertar o corpo e a alma me fazendo suar

Quero beijos sem tréguas, quero sete mil léguas sem descansar

Quero ver se você tem atitude e se vai encarar

Se eu fingir e sair por aí na noitada, me acabando de rir

E se eu disser que não digo e não ligo e que fico... e que só vou aprontar

É que eu mando direitinho, assim bem miudinho, sei que você vai gostar

Vou arrancar tua blusa e por no meu cabide só pra pendurar

Quero ver se você tem atitude e se vai me encarar

Quero ver se você tem atitude e se vai encarar

Quero ver se você tem atitude e se vai encarar

ELVIS



Mito de Elvis sobrevive 30 anos após sua morte



O mito Elvis Presley permanece bastante presente após os 30 anos da sua morte. O rei do rock morreu no dia 16 de agosto, em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, aos 42 anos, vítima de um colapso associado a disfunção cardíaca.

Há duas semanas a revista Rolling Stone retomou a história de que o cantor estaria vivo com um falso nome na Argentina. Na nova tese, ele estaria vivendo às margens do Rio da Prata.
Jorge Daniel Garcia, que atuava como soldado, declarou que um Boeing 747, vindo dos Estados Unidos, chegou a Buenos Aires e um homem com uma forte semelhança com o cantor teria descido da aeronave e seguido para uma limusine, no ano de 1977.
Se Elvis ainda vive, é algo que nunca foi provado, mas sua música e seu mito são imortais. A carreira começou em Memphis, cidade para onde mudou com a família em 1948, e onde até hoje está sua mansão-museu chamada Graceland, local de peregrinação de inúmeros fãs, onde viveu seus últimos momentos.
Foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu os estudos em 1953. Nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, arriscava alguns acordes ao piano. Suas influências musicais foram o pop da época, particularmente Dean Martin; além do country e da música gospel.
No dia 5 de julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas músicas, até que, em um momento de descontração, de forma improvisada, começou a cantar That's All Right, Mama. Surgia então o rock 'n' roll. Logo depois surgia Blue Moon of Kentucky e ambas comporiam seu primeiro single. No dia 7 de julho, suas músicas tocaram pela primeira vez na rádio de Memphis, e o sucesso é quase que imediato.
A partir daí, foram surgindo Mystery Train, Baby, Let's Play House, I Forgot to Remember to Forget, Love Me Tender, Jailhouse Rock, Always on my Mind, Suspicious Minds, sucessos no cinema, o fanatismo das fãs, o romance conturbado com Priscila, as parcerias com Frank Sinatra, o envolvimento com drogas, a decadência e a morte, os clones, a reverência, e o apego com sua existência.
Roland Barthes explica o poder dos ícones em sua obra Mitologias. Para ele, "o mito não nega as coisas, apenas as torna inocentes, dando-lhes uma significação natural e eterna. O mito transforma uma contingência histórica em eternidade, imobilizando o mundo".
Isso talvez ajude a explicar por que um homem morto há três décadas ainda mexa tanto com o imaginário das pessoas, pois sua obra ajuda a alimentar o desejo humano pela eternidade. Por isso pode parecer perfeitamente natural que Elvis viva hoje às margens do Rio da Prata, em um disco de vinil velho ou em uma capela de Las Vegas, onde um de seus clones irá celebrar o casamento de dois jovens apaixonados ao som da frase "because i love you too much baby".

MADONNA



Madonna continua a sustentar seus "15 minutos de fama"

A popstar Madonna completa nesta quinta-feira 49 de anos de idade com uma carreira de deixar mudos os críticos que, em 1983, quando lançou seu primeiro disco, davam-lhe 15 minutos de fama que o artista plástico Andy Warhol afirmara, na década de 1970, que todos teriam a partir de então.


Quase 25 anos depois, o que Madonna teve foram, na verdade, diversos 15 minutos de fama. Nenhum artista pop se manteve durante tanto tempo em evidência nas últimas décadas quanto ela, e isso se deve, principalmente, à sua capacidade de se re-inventar, como ela prefere dizer (uma de suas turnês se chamava Re-Invention), de antever o que estará na moda em um futuro próximo e de se livrar da imagem criada por si mesma, sem grandes remorsos, para abraçar nova empreitada. Um espírito tipicamente capitalista, baseado na valorização do presente, na destruição do passado e na projeção do futuro, diria algum filósofo de orientação marxista.
Em entrevista ao apresentador inglês Michael Parkinson, reprisada nesta semana pelo canal pago Multishow, como parte das celebrações do aniversário da cantora, a própria Madonna falou a respeito de suas inúmeras faces.
Questionada por Parkinson sobre a afirmação de que havia, pelo menos, 20 Madonnas, com um sorriso irônico ela o interrompeu para dizer que "há muitas mais".
Uma delas foi inspirada na atriz pornô Dita Parlo, que serviu como musa inspiradora do disco Erotica (1992), do provocante livro Sex, em que a cantora mostra "os homens como objeto sexual feminino", e do concerto The Girlie Show, que quando passou pelo País do Carnaval em 1993 causou mais empolgação do que polêmica.

Também foi assim que ela enfureceu os católicos com o videoclipe de Like a Prayer, em que associa um negro à imagem martirizada de Jesus Cristo para depois beijá-lo na boca.
Madonna é uma imagem. Correção: Madonna são várias imagens, várias personagens, várias ideologias. Muitas delas incompatíveis entre si, como mostra a capa do disco American Life (2003), em que aparece caracterizada como o guerrilheiro Ernesto Che Guevara.
Na faixa-título, critica o "american way of life", que ironicamente a colocou no ranking da revista Forbes como a terceira mulher mais rica do mundo, a mais rica entre os músicos: "tenho um advogado, um empresário, um agente e um chefe/três babás, uma assistente, um motorista e um jato/um treinador, um mordomo, um guarda-costas ou cinco/um jardineiro, um estilista e você acha que estou satisfeita?"
Não, ela não está satisfeita. Outra de suas personas vem por aí. Madonna está em estúdio finalizando seu próximo disco em parceria com o produtor Timbaland, que deu frescor à carreira solo de Justin Timberlake e de Nelly Furtado.
Para o ano que vem, prepara uma turnê em comemoração a seus 25 anos de carreira. Neste ano dirigiu um filme, é mãe de três filhos, tem um marido, monta a cavalo e cuida de um castelo.
No entanto, apesar de dizer na mesma entrevista a Michael Parkinson que não pensa em parar, que nunca se sentiu tão cheia de energia, em suas músicas é evidente o assombro que a iminente decadência lhe causa.
Várias das faixas de Confessions on a Dance Floor, seu último e elogiado disco, falam disso: "quão alto se pode chegar", em How High, "sei que as luzes irão se apagar", em Let It Will Be, mas conclui, em Like It or Not, que é isso o que ela é, você pode gostar ou não, "mas eu nunca vou parar".