quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Privacidade Zero


Twitter

O serviço de microblog permite divulgar ações e opinoões aos quatro ventos- todos os 37 milhões de visitantes mensais podem ''espiar'' os textos curtos publicados pelos demais.


Facebook

Na maior rede de ralcionamentos do mundo, mais de 250 milhões de usuários disponobilizam informações pessoais em seus perfis.



Orkut

Até 2008, qualquer usuário podia xeretar os dados dos demais sem ser notado, na rede social mais popular do Brasil, com 22 milhões de visitas ao mês. Outro problema é a proliferação de falsos perfis.


Youtube

Com 426 milhões de visitantes por mês, o site de vídeos é o meio mais eficaz e rápido para qualquer um, anônimo ou famoso- se expor em escala planetária.


Celular

A popularização dos aparelhos com camêra deu origem a uma nova forma de indiscrição: o sexting, disseminação de ftos e vídeos de sexo por mensagens de texto.


Há uma longa tradição que se estende desde Aristóteles na Grécia antiga, para definir uma esfera jurídica que diz respeito ao indivíduo e aos seus próximos, escapando á multidão e sobretudo ao poder público. Mais importante, o direito á privacidade ja foi bem estabelecido- e vem sendo reforçado- nos documentos legais mais relevantes do mundo democrático.A Declaração Universal dos Direitos Humanos, outorgada pela ONU em 1948, consagra esse princípio no artigo 12. Os juristas Samuel Warren e Louis Brandeis firmaram o respeito á privacidade como constitucional em 1980- e, de1970 em diante, o Congresso americano vem promulgando legislações específicas para proteger dados privados.

A União Européia esabeleceu uma Diretiva para a Proteção de Dados e 1995. O artigo 5o da Constituição brasileira, devotado aos direitos fundamentais, salvaguarda a intimidade e a vida privada. A idéia de que privacidade poderá ser extinta pela internet é francamente paranoica. A rede oferece oportunidades novas para fofoqueiros e pequenos fraudadores- mas, ampla e democrática, ela não se presta á vigilância de um Grande Irmão totalitário.


(fonte: revista Veja)

Túnel do Tempo

A reserva de mercado foi deletada
Poucas ideias forma mais estupidas que as reservas de mercado para computadores nacionais que vigorou na década de 80.
Os fabricantes estrangeiros, como IBM e Toshiba, não podiam vender seus produtos aqui.
O governo achava que isso faria a indústria nacional crescer e o Brasil tornar-se uma potência em tecnologia. Estultice pura, claro. Os Pcs brasileiros erma rudimentares e custavam o triplo que os estrangeiros. Resultado: quase ninguém usava computador no Brasil até essa obtusidade ser soterrada, em 1991.
(Veja)

Info:

O texto ÚLTIMO, ''CONGESTIONAMENTO'' FOI TIRADO DA ORELHA DO LIVRO DE MAITÊ PROENÇA.
Aliás ótimo livro.
BJS.