segunda-feira, 13 de agosto de 2007

GIRAFAS


RODA VIVA


Roda Viva


"Tem dias que a gente se senteComo quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ..."

BARÁ



Bará
Este é o Orixá saudado em primeiro lugar em todos terreiros de nação Africana; sem bará não se faz nada, é o principio e o fim de tudo. Bará é o dono das encruzilhadas, dono das porteiras, de todas as chaves e de todos os caminhos, se estiver atrapalhado, precisando de ajuda para obter um emprego ou realizar qualquer tipo de negócios este é o Orixá que pode te dar a solução. É o primeiro a receber oferendas, antes de qualquer outro orixá, o bará é insubstituível, em qualquer situação temos que chegar até ele.

OXALÁ


Oxalá
O grande Orixá, o mais elevado do panteão africano depois de Olurum, senhor da criação do mundo e dos homens. Oxalá é o pai de todos os deuses africanos, usa branco é o patrono da paz, grande chefe da ciência espiritual, Deus purificador, senhor das águas doces.
Oxalá é representado por um velho encurvado, mas, de compostura serena, benévola, que tem resposta para tudo, é o sábio do universo.
Também cultuamos o Oxala jovem, que em sincretismo seria Menino Jesus de Praga, este se manifesta em seus filhos dançando como um moço e tem as mesmas funções do Oxalá velho.
Oxalá usa o cajado que representa o poder, é o orixá da transformação da natureza.
Sua cor é o branco, é sincretizado no Sul com Divino Espírito Santo e Nosso Senhor do Bom Fim, seu dia da semana (no sul) é domingo.

IEMANJÁ


Iemanjá
Mãe poderosa, que governa os oceanos, dona da mente e do pensamento, dona da viagem e das mudanças.
Iemanja é a mais popular dos Orixás no Brasil, representa o mar. De seu ventre nasceram a maioria dos Orixás, é esposa de Oxala, senhor da criação, ela é freqüentemente representada por uma sereia, principalmente na Umbanda, ela representa a mãe, a família, senhora imponente, se contrariada não tem quem a acalme. A dança de Iemanja é solene e cheia de ondulações, seu dia da semana é sexta-feira, sua cor é o azul, no Sul é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, inclusive, uma das maiores homenagens feita para Iemanja é no dia dois de fevereiro, dia da Santa católica.

OXUM


Oxum
Orixá das águas doces rios, lagos e cachoeiras; Oxum representa a beleza, dona da aliança, da união , do amor, do casamento, da alegria e da felicidade.
Oxum é a rainha da nação Ijexá; é deusa da fertilidade, é dona do ouro e de todas as jóias preciosas. Das esposas de Xangô, Oxum é a mais amada, é a iyaba mais vaidosa do panteão africano. Tudo que se relacione a alegria e a riqueza tem a ver com Oxum. Também é protetora das crianças; os casais que tem dificuldades para terem filhos tem que se apegar com Oxum, ela é a Deusa da fertilidade, é a mãe que ajudou a criar todos os filhos de Iemanjá, ela controla a fecundidade e o ventre materno. Oxum, é a senhora elegante, de muitas jóias, deusa da prosperidade e da fartura; sua cor é o amarelo, seu dia da semana é o sábado, seu sincretismo é com diversas Nossa Senhora.

XANGÔ


Xangô
Orixá do raio e do trovão, senhor da justiça, é um dos mais cultuados no Brasil. No Rio Grande do Sul cultuamos: Xangô Ogodô, Xangô Aganju e Xangô de Beije.
Xangô Ogodô é sincretizado com São Jerônimo, Aganju com São Miguel Arcanjo e Xangô de Beije com Cosme e Damião. Sua comida preferida é o Amala.
Este orixá representa a sedução masculina, já que teve como mulheres três iyabás, 0xum, Oba e Iansã. È o protetor dos estudiosos, intelectuais, dos Advogados, Juízes e tudo que se relacione com justiça. Sua cor é o vermelho e branco seu dia da semana é terça-feira, sua saudação é Kaô Kabiecilê!

IANSÃ


Iansã
Orixá dos ventos e das tempestades, foi esposa de Ogum, o qual deixou por amor a Xangô; dos Orixás femininos é a mais guerreira; Iansã é associada a sensualidade. Tanto acompanhou Ogum quanto Xangô em suas batalhas, é a dona das relações sexuais.
Certas Iansãs são ligadas ao culto dos eguns (espíritos dos mortos), é o Orixá que comandas o Balê junto com Xangô.
As filhas de Iansã são audaciosas, poderosas, autoritárias, se contrariadas em seus objetivos deixam levar a manifestações de extrema cólera. A espada também é seu símbolo, representando seu caráter guerreiro; divide com Xangô o poder sobre o raio; sua cor é o vermelho e branco seu dia são terça e quinta-feira. Seu sincretismo é com Santa Bárbara.

OGUM


Ogum
Deus guerreiro, senhor da guerra, dono do ferro e todos os seus derivados, senhor de todas as armas, dono da faca e da bebida de álcool, é o legítimo esposo de Iansã', que o traiu com o rival xangô. Para vencer demandas tem que se agarrar com ogum, depois de bará é o próximo a receber oferendas, aliás diga-se de passagem , estes dois orixás são os que mais trabalham dentro do panteão africano. Algumas qualidades de Ogum trabalham de acordo com o Orixá Bará, citemos como exemplo Ogum Avagãm, que tem seu assentamento junto com Bará Lodê, e sua morada é na frente do terreiro, do lado de fora da casa. Na Nação Ijexá também cultuamos Ogum Onira e Ogum Adiola, este último é um guerreiro guardião que trabalha na beira da água aos mandos de Oxum Iemanjá e Oxala. Qualquer sacerdote de Orixá tem que ter Ogum em seus assentamentos, pois este é o dono do axé de facas; suas cores são o vermelho e verde, seu dia da semana é quinta-feira, seu sincretismo aqui no sul é com São Jorge. Ogum é o protetor dos Policiais e dos soldados.

A MENINA E A SOMBRA


AS PAIXÕES HUMANAS


''ALGUÉ ME PASSOU ESSA HISTÓRIA, APARENTEMENTE ANÔNIMA, QUE EMENDEI, REMENDEI, AGORA É NOSSA.

CERTO DIA AS PAIXÕES HUMANAS SE REUNIRAM PARA BRINCAR. DEPOIS QUE O TÉDIO BOCEJOU TRÊS VEZES PORQUE A INDECISÃO NÃO CHEGAVA A CONCLUSÃO NENHUMA E A DESCONFIANÇA ESTAVA TOMANDO CONTA DE TODOS, A LOUCURA PROPÔS QUE BRINCASSEM DE ESCONDE-ESCONDE. A CURIOSIDADE QUIS SABER TODOS OS DETALHES DO JOGO, E A INTRIGA COMEÇOU A COCHICHAR COM OS OUTROS, DIZENDO QUE CERTAMENTE ALGUÉM IRIA TRAPACEAR. O ENTUSIASMO SALTOU DE CONTENTAMENTO E CONVENCEU A DÚVIDA E A APATIA, AINDA SENTADOS NUM CANTO, A ENTRAREM NO JOGO.

A VERDADE ACHOU QUE ISSO DE ESCONDER NÃO ESTAVA COM NADA, A ARROGÂNCIA FEZ CARA DE DESDÉM, POIS A IDÉIA NÃO TINHA SIDO DELA, E O MEDO PREFERIU NÃO SE ARRISCAR: '' AH, GENTE, VAMOS DEIXAR TUDO COMO ESTÁ'', E COMO SEMPRE PERDEU A OPORTUNIDADE DE SER FELIZ.

A PRIMEIRA A SE ESCONDER FOI A PREGUIÇA, DEIXANDO-SE CAIR NO CHÃO ATRÁS DE UMA PEDRA, ALI MESMO ONDE ESTAVA.

O OTIMISMO MONTOU NO ARCO-ÍRIS, E A NVEJA SE OCULTOU JUNTO COM A HIPOCRISIA, QUE SORRINDO FINGIDAMENTE ATRÁS DE UMA ÁRVORE ESTAVA ODIANDO AQUILO.

A GENEROSIDADE QUASE NÃO CONSEGUIA SE OCULTAR PORQUE ERA GRANDE E AINDA QUERIA ABRIGAR MEIO MUNDO, A TIMIDEZ FICOU PARALISADA POIS JÁ ESTAVA MAIS QUE ESCONDIDA EM SI MESMA, A SENSUALIDADE SE ESTENDEU AO SOL NUM LUGAR BONITO E SECRETO PARA SABOREAR O QUE A VIDA LHE OFERECIA, PORQUE NÃO ERA BOBA NEM FINGIDA.

O EGOÍSMO ACHOU UM LUGAR PERFEITO ONDE NÃO CABIA NINGUÉM MAIS. A MNETIRA CONVIDOU A INOCÊNCIA PARA MERGULHAREM NO FUNDO DO OCEANO, ONDE A INOCENTE ACABOU AFOGADA, A PAIXÃO METEU-SE NA CRATERA DE UM VULCÃO ATIVO, E O ESQUECIMENTO JÁ NEM SABIA O QUE ESTAVAM FAZENDO ALI.

DEPOIS DE CONTAR ATÉ 99, A LOUCURA COMEÇOU A PROCURAR.

ACHOU UM, ACHOU OUTRO, MAS AO REMEXER NUM ARBUSTO ESPESSO OUVIU UM GEMIDO: ERA O AMOR, COM OS OLHOS FURADOS PELOS ESPINHOS. A LOUCURA O TOMOU PELO BRAÇO E SEGUIU COM ELE, ESPALHANDO BELEZA PELO MUNDO. DESDE ENTÃO O AMOR É CEGO E A LOUCURA O ACOMPANHA: JUNTOS FAZEM A VIDA VALER A PENA.

MAS ISSO NÃO É COISA PARA OS QUEIXOSOS, OS PUSILÂNIMES E OS DEMAIS RÍGIDOS, OU AQUELES PARA QUEM A FELICIDADE É UM BEM PROIBIDO POR DEUSES SEVEROS.''

AS PAIXÕES HUMANAS