segunda-feira, 13 de agosto de 2007

AS PAIXÕES HUMANAS


''ALGUÉ ME PASSOU ESSA HISTÓRIA, APARENTEMENTE ANÔNIMA, QUE EMENDEI, REMENDEI, AGORA É NOSSA.

CERTO DIA AS PAIXÕES HUMANAS SE REUNIRAM PARA BRINCAR. DEPOIS QUE O TÉDIO BOCEJOU TRÊS VEZES PORQUE A INDECISÃO NÃO CHEGAVA A CONCLUSÃO NENHUMA E A DESCONFIANÇA ESTAVA TOMANDO CONTA DE TODOS, A LOUCURA PROPÔS QUE BRINCASSEM DE ESCONDE-ESCONDE. A CURIOSIDADE QUIS SABER TODOS OS DETALHES DO JOGO, E A INTRIGA COMEÇOU A COCHICHAR COM OS OUTROS, DIZENDO QUE CERTAMENTE ALGUÉM IRIA TRAPACEAR. O ENTUSIASMO SALTOU DE CONTENTAMENTO E CONVENCEU A DÚVIDA E A APATIA, AINDA SENTADOS NUM CANTO, A ENTRAREM NO JOGO.

A VERDADE ACHOU QUE ISSO DE ESCONDER NÃO ESTAVA COM NADA, A ARROGÂNCIA FEZ CARA DE DESDÉM, POIS A IDÉIA NÃO TINHA SIDO DELA, E O MEDO PREFERIU NÃO SE ARRISCAR: '' AH, GENTE, VAMOS DEIXAR TUDO COMO ESTÁ'', E COMO SEMPRE PERDEU A OPORTUNIDADE DE SER FELIZ.

A PRIMEIRA A SE ESCONDER FOI A PREGUIÇA, DEIXANDO-SE CAIR NO CHÃO ATRÁS DE UMA PEDRA, ALI MESMO ONDE ESTAVA.

O OTIMISMO MONTOU NO ARCO-ÍRIS, E A NVEJA SE OCULTOU JUNTO COM A HIPOCRISIA, QUE SORRINDO FINGIDAMENTE ATRÁS DE UMA ÁRVORE ESTAVA ODIANDO AQUILO.

A GENEROSIDADE QUASE NÃO CONSEGUIA SE OCULTAR PORQUE ERA GRANDE E AINDA QUERIA ABRIGAR MEIO MUNDO, A TIMIDEZ FICOU PARALISADA POIS JÁ ESTAVA MAIS QUE ESCONDIDA EM SI MESMA, A SENSUALIDADE SE ESTENDEU AO SOL NUM LUGAR BONITO E SECRETO PARA SABOREAR O QUE A VIDA LHE OFERECIA, PORQUE NÃO ERA BOBA NEM FINGIDA.

O EGOÍSMO ACHOU UM LUGAR PERFEITO ONDE NÃO CABIA NINGUÉM MAIS. A MNETIRA CONVIDOU A INOCÊNCIA PARA MERGULHAREM NO FUNDO DO OCEANO, ONDE A INOCENTE ACABOU AFOGADA, A PAIXÃO METEU-SE NA CRATERA DE UM VULCÃO ATIVO, E O ESQUECIMENTO JÁ NEM SABIA O QUE ESTAVAM FAZENDO ALI.

DEPOIS DE CONTAR ATÉ 99, A LOUCURA COMEÇOU A PROCURAR.

ACHOU UM, ACHOU OUTRO, MAS AO REMEXER NUM ARBUSTO ESPESSO OUVIU UM GEMIDO: ERA O AMOR, COM OS OLHOS FURADOS PELOS ESPINHOS. A LOUCURA O TOMOU PELO BRAÇO E SEGUIU COM ELE, ESPALHANDO BELEZA PELO MUNDO. DESDE ENTÃO O AMOR É CEGO E A LOUCURA O ACOMPANHA: JUNTOS FAZEM A VIDA VALER A PENA.

MAS ISSO NÃO É COISA PARA OS QUEIXOSOS, OS PUSILÂNIMES E OS DEMAIS RÍGIDOS, OU AQUELES PARA QUEM A FELICIDADE É UM BEM PROIBIDO POR DEUSES SEVEROS.''